terça-feira, junho 29, 2010





Seja Essencialmente Feliz

Atualmente a palavra felicidade nos reporta uma enormidade de situações. Para alguns felicidade é ter uma vida boa, casa, comida, família e amigos leais. Para outros um bom emprego, passar num concurso, se realizar profissionalmente, ter filhos, fazer uma viagem, reencontrar pessoas queridas. Momentâneo ou não, e não incomum é sentirmos felicidade através destes acontecimentos. Mas aí, alguém consegue me dizer exatamente o que é ser essencialmente feliz?

Para mim, as pessoas ao buscarem a felicidade através de outras pessoas ou coisas perdem a essenciabilidade da felicidade, ou seja, a habilidade de ser essencialmente felizes. Felizes por terem saúde, felizes por terem lugar pra morar, por ter o que comer e um lugar pra trabalhar, ainda que não sejam ricos e nem realizados completamente em qualquer área de sua vida.

Pessoas essenciamente felizes, nunca param. Estão sempre em buscar de alguma coisa. E quando as conseguem não as desvalorizam. Logo, estão em busca de mais melhorias. De mais crescimento. Não...estas pessoas não são insaciáveis. Não são do tipo que assim que conseguem as coisas desanimam ou se desinteressam. Ainda assim, vitoriosas ou não, continuam incessantemente buscando seus objetivos e ideais custe o que custar. O tempo não as desanima porque caminham numa linha reta, não se permitem desvios ou qualquer coisa que tire essa meta de suas cabeças. Com isso, essas pessoas possuem muito mais persistência e são mais determinadas que a maioria das pessoas que no meio das primeiras dificuldades ou obstáculos desviam de seus caminhos ou desistem.

É incrível como está em nossas mãos, digo, de cada um de nós como indivíduos, a busca desta essenciabilidade em ser feliz. Somos hábeis para uma série de coisas. Existem pessoas que fazem peripécias que nenhum ser humano normal consegue e, mesmo assim, não se sentem essencialmente felizes. A felicidade, dizem uns, é um estado de espírito. Para outros são pequenos momentos. Eu não concordo. Uma pessoa essencialmente feliz é uma pessoa que chora, que fica triste, que desanima em alguns momentos, que nem sempre parece ser uma pessoa feliz. É uma pessoa normal. Tem momentos de frustração, chateação, decepção ou tristeza.

A grande diferença nestas pessoas é que existe uma força poderosa que está nas suas almas. Uma força de reconstrução que nós todos temos em alguns momentos de nossa vida, que até usamos de vez em quando, mas que na maioria das vezes, esquecemos de acionar dentro de nós. Parece fácil falar de um sentimento tão difícil de definir. Felicidade é para gente aquilo que nos é palpável, visível ou realizável. Porém, a verdadeira e a essencial felicidade está bem além das palavras com as quais tentamos defini-la.

Ser essencialmente feliz é possível, mas é necessária uma boa parcela de investimento, paciência e uma boa dose de autoconhecimento. É, antes de mais nada, preciso querer ser essencialmente feliz. É preciso acreditar, ter fé em nós mesmos e em nossas vontades de tornar real aquilo com o qual sonhamos, desejamos ou precisamos. Não basta sair por ai atravancando a vida, passando por cima das coisas e das pessoas. É preciso estabelecer metas, planejar as etapas e cumpri-las, ainda que demoradas, ainda que complicadas e ainda que completamente inviáveis. É preciso visualizar os obstáculos e criar táticas para vencer cada um deles. É preciso estar atento, avaliar todo o processo e mudar o que se fizer necessário.

Bem, quem disse que ser feliz, ou melhor, ser essencialmente feliz seria fácil. Depende de primeiramente de querer e depois de buscar por isso. Basicamente. Mas exige tempo e dedicação. Persistência e disciplina. E todas essas coisas possuímos dentro de nós. É preciso acordá-las e trazê-las a tona. Como uma chamada no fundo da alma para que paremos de colocar a culpa no mundo e nos outros e comecemos a nos responsabilizar pela busca da essenciabilidade de nossa felicidade. É hora de parar de reclamar, de adiar e de achar que a felicidade por si só baterá em nossa porta perguntando se temos espaço em algum cantinho de nossa casa.

É hora de agir, de sair da toca, de correr na frente e nunca atrás, quem corre atrás está com alguma coisa sempre na sua frente, empatando seu sucesso. Então, esse é meu convite. Saia da inatividade. Seja audaz, seja forte e determinado. Cumpra as etapas, todas. Seja persistente e disciplinado. Seja estratégico e planejado. Seja, finalmente, essencialmente feliz. Pare já de se atrasar. E não se sabote. Você ainda tem muito tempo pra isso.