domingo, fevereiro 27, 2011


Sexta-feira, Fevereiro 25, 2011

“BRASÍLIA vai TRAVAR!”

por edudoroteu@gmail.com

Por gostar muito de Brasília, afinal eu cheguei aqui há 50 anos, é que eu faço estas postagens às vezes falando mal da cidade em que moro. Para os amigos de outros estados e países que conhecem Brasília nos fins de semana quanto visitam para fazer turismo e que acham linda esta cidade e todo seu explendor, com suas ruas retas, longas e espaçosas. E é bom saber que aqui também tem um punhado de problemas das grandes metrópoles e talvez seja pior por ser uma cidade planejada. Portanto, se você algum dia pensa em vir morar aqui por achar linda e etc. é bom pesquisar muito antes, pois em pouco tempo Brasília pode se tornar um pesadelo para seus moradores e visitantes. Em dezembro último eu fiz uma postagem aqui com o título “Brasília Sitiada” onde eu falava que estávamos encurralados pelo entorno (cidades de Goiás, Minas e Bahia) que necessitam da infra-estrutura de Brasília para suprir duas necessidades o que seus estados e respectivas cidades não os oferecem principalmente na área de saúde e o aumento da violência. Ontem estava vendo uma reportagem de uma emissora local perguntando ao Secretário de Saúde porque não contratar mais médicos para dar conta do recado.
DF e seu entorno!
Olha só, pode contratar três vezes mais médicos que temos atualmente que o problema vai continuar o mesmo, ou até piorar porque virão mais pessoas sabendo que aqui pode atender todo mundo. O que eu quero dizer que “BRASÍLIA vai TRAVAR!” é por um problema muito grave que está para acontecer. É o transito caótico. Quando eu digo Brasília estou me referindo a todo o Distrito Federal, porque Brasília é apenas o Plano Piloto, é para que as pessoas entendam. Muitos lá fora acham que Taguatinga por exemplo é Brasília. Pode construir uma EPTG para cada Cidade Satélite que não vai adiantar em nada, porque em Brasília tem um carro para cada dois habitantes e com o pior transporte público do Brasil. No governo passado até entregaram alguns ônibus novos, mas só foi sair e colocaram os velhos de volta e os novos na garagem. Eu que cheguei aqui antes da inauguração sei muito bem como e para que esta cidade foi projetada. Brasília não tem esquina. Brasília não foi feito para pedestre. Brasília foi projetada para ter 500 mil habitantes no ano 2000, o ano em que se pensava naquela época que o mundo iria acabar. Pelo menos era assim que nossos antepassados pensavam. Só que a realidade é outra. No ano 2000 Brasília tinha só nascido aqui, 956.843 num total de 2.044.186 (dois milhões, quarenta e quatro mil, cento e oitenta e seis) habitantes e hoje estamos com mais de 2 milhões e seiscentos mil habitantes. Contando com o entorno temos uma população de mais de 4 milhões de habitantes e 90% da população deste entorno trabalham ou estão em Brasília para resolverem seus problemas de saúde e etc.
Engarrafamentos constantes!
Agora vou mostrar porque “BRASÍLIA vai TRAVAR!”. Primeiro: 50% por cento da cidade de Águas Claras ainda não foi construída. Segundo: Vem aí o mais novo Setor, o Noroeste. Terceiro: ainda vem por aí, mais 25 blocos de apartamento na expansão do Sudoeste. Quarto: Vem aí o Setor Mangueiral perto do Jardim Botânico e mais algumas novas quadras do próprio Jardim Botânico. Quinto: Vem por aí nossos filhos e netos que estão chegando à vida adulta e terão com certeza seus automóveis e suas moradias. Pronto, Brasília já estará travada só aí. É a cidade que tem mais carros no país em relação a seus habitantes e com o pior e mais caro transporte público do Brasil. Vou dar um exemplo. Da cidade satélite do Guará, onde moro, até a cidade do Núcleo Bandeirante tem menos de 9 km. De carro leva apenas 10 minutos, mas de ônibus leva 47 minutos. Imagine nas cidades mais distantes. Aí eu pergunto: Vai de carro ou vai de ônibus? O metrô de Brasília serve apenas para menos de 10% da população e 90% da população do DF trabalha no Plano Piloto. A nova EPTG é uma maravilha. De Taguatinga até o SIA flui muito bem, mas quando se chega ao SIA na hora do Rush trava tudo por causa das saídas da octogonal, Sudoeste e adjacências. Então é melhor ir a pé se quiser chegar mais cedo.
Rodoviária do PP sempre lotada
Quanto eu falo que o transporte público de Brasília é o pior do Brasil eu não estou exagerando. Primeiro porque os donos de empresas de ônibus de Brasília são os que patrocinam as campanhas eleitorais dos governantes e da Câmara Legislativa. Tinha até um que já foi Senador. Aí já viu né? Eles fazem o que bem entendem. Como aqui ainda é terra de ninguém e não tem identidade própria por ser muito nova, uma boa parte dos funcionários das empresas são mal educados com os passageiros achando que estão fazendo favor para quem lhes pagam os impostos que geram seus salários. Se isto tudo não tiver um estudo rápido e eficiente para mudar, “BRASÍLIA vai TRAVAR!”. Já pensou na Copa do Mundo de 2014? Meu Deus vai ser um caos. Turista não vai vir do Japão para Brasília de carro, vai precisar de um taxi, um metrô ou até um ônibus. Nós estamos em 2011, portanto faltam 3 anos. Será que dará tempo? Na concepção do Governo dá, até porque eles querem fazer a abertura da Copa em Brasília e isto não é nada de excepcional porque deveria ser aqui mesmo por ser capital do país.
[https://lh6.googleusercontent.com/-uchaRQYAafc/TWhO3fOglCI/AAAAAAAABLo/0hPam2w_1Zo/s1600/Bras%25C3%25ADlia_1.jpg CTRL + Clique para seguir o link]
Inundação na Asa Norte
Mais um agravante é que Brasília, como nunca se viu antes na história deste país, este ano está tendo o mesmo problema de inundação das águas das chuvas como acontece nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles com mais de 5 milhões de habitantes, porém estas capitais são circundadas de morros, enquanto que aqui é um planalto, cidade plana. Imagina se não tivesse sido planejada então? Para complicar mais ainda, saiu o Mapa da violência do Brasil divulgado pelo Ministério da Justiça que aponta Brasília como a 6ª cidade mais violentas em números de morte de jovens e consumo de drogas no Brasil. Mas isso já era de se esperar. Já por duas vezes eu venho publicando aqui no Blog o problema do CRACK entre nossos jovens de baixa renda e que agora atingiu também adultos e jovens das classes média e alta, porque o CRACK é uma droga devastadora e vicia com muita facilidade e poucos conseguem se livrar dela, ou pelo vicio ou por seu preço baixo por ser o restolho da cocaína. Para conseguir o dinheiro para o vício, com este trânsito caótico, vai ser fácil assaltar nos engarrafamentos que já existe em todos os lugares da nossa cidade por falta de uma política eficiente para o transporte coletivo da cidade. Por isso amigos se não tiver providências rápidas, “BRASÍLIA vai TRAVAR!”. Até a próxima.